Oficina Tintas Naturais

Realizamos uma oficina incrível de Tintas Naturais com as crianças da EMEE Prof. Neusa Bassetto – Escola bilíngue voltada para o desenvolvimento e aprendizagem de alunos surdos.

Dias antes, na oficina de plantio de árvore, observamos que as crianças traziam muita curiosidade sobre as diferentes cores da terra, sobre as cores dos troncos e das folhas. Então, junto a direção e os professores da escola, logo combinamos a Oficina de Tintas Naturais, abrangendo um pouco mais o interesse deles pelas CORES do mundo e da natureza!

O processo visava sensibilizá-los para as possibilidades de criação, envolvendo a natureza e trazer ferramentas de vivenciá-la por meio das sensações que ela nos proporciona.

Desde o início da parceria, percebermos que a escola apresentava uma rede de professores bastante envolvidos com o processo junto às crianças e adolescentes surdos, o que facilita bastante nosso encontro e nossa construção coletiva.

Toda a oficina foi facilitada pelo apoio e tradução dos professores, visto que ainda não sabemos a linguagem de sinais.

O PROCESSO

Apresentação

Precisamos de um sinal que corresponda ao nosso nome!

Fomos batizados pelas crianças, como em um rito simbólico de boas-vindas, passamos a existir para aquele grupo e agora fazemos parte daquele território simbólico.

O sinal que representa o Gabriel, ficou relacionado ao charmoso bigode. A Heloisa foi batizada junto a sua fiel escudeira, a máquina fotográfica. Já meu sinal foi um círculo na bochecha direita.

Primeira parte

IMG_0995

Começamos com o jogo: O que na natureza tem cor “azul, amarela, verde, marrom….”?

Brincamos de nos concentrarmos juntos, na memória de diversos elementos da natureza e suas cores, íamos desenhando na lousa cada cor, cada flor, árvore, fruto e tudo o que eles lembravam.

Muitas crianças gostavam de desenhar. Foi interessante a reconstituição da lembrança que elas traziam. Discutíamos qual era mesmo a cor da melancia, das estrelas do céu… como era mesmo o formato da maça. Neste momento, compreendemos a importância de construírmos um imaginário coletivo comum, a partir do individual, que iria “abraçar” o processo.

Segunda parte

IMG_1205

Despertando os sentidos: Numa mesa reunimos vários ingredientes naturais. E anterior a preparação das tintas, a vivência proposta incluiu o tocar, o cheirar, o provar, olhar a vivacidade das cores, numa experiência de resgate do contato com a natureza.

Na terceira parte

IMG_1228

 

Iniciamos a preparação das tintas, a fim de colher suas cores. E para cada ingrediente uma atenção diferente.

A coloração das tintas foram feitas com:

Beterraba, café, alçafrão, couve, cacau, urucum e cenoura.

Para a base, utilizamos Polvilho Doce.

(Em breve, postamos a receita completa!)

A surpresa que elas traziam no olhar quando os ingredientes iam transformando-se em cores era indescritível. As tintas rapidamente foram parar na pontinha da língua, como uma maneira de garantir que sua essência permaneceria e seria provada por vários sentidos diferentes.

IMG_1282

Na sequência, aconteceu o colorido que tanto esperávamos!

Os desenhos foram muitos, com as pinceladas, olhares atentos e impressionados.

IMG_1352

Remate

Para finalizar, fizemos uma exposição de todos os desenhos, comentando e cheirando todos os passinhos que demos até ali. E um grande abraço coletivo, daqueles bem desenhados, aconteceu na despedida.

Após a oficina, quando arrumávamos nossas coisas, pudemos perceber várias crianças trazendo outros amigos da escola para cheirar e olhar os desenhos do mural!!!

Desenhar, pintar, criar e compartilhar é gostoso mesmo!!!

IMG_1441

Junto aos professores, tínhamos o objetivo de sensibilização para um processo de composição com as crianças de uma maneira natural, não-tóxica, acessível, compartilhada, criativa. Somar para ampliar a reflexão sobre estratégias pedagógicas ambientais e integrativas.

Durante o processo, as crianças pareciam estar bastante envolvidas com a oficina. Os professores e funcionários da escola também curiosos e comprometidos!

 

Mais uma experiência nova e especial para todos nós!

Gratidão a equipe da Escola por toda abertura, suporte, disponibilidade e envolvimento conosco e com os estudantes.

Seguimos sonhando e realizando!

Todas as fotos da oficina são da fotógrafa Heloisa Capasso. Saiba mais em: https://goo.gl/z4G9c8

Deixe seu comentário :)