Biblioteca Independente

O que é

Biblioteca itinerante composta por livros, zines e material produzido por escritorxs e artistas independentes.

Biblioteca-005

Por que?

A palavra biblioteca vem do grego biblion( livro) theca(depósito). Seria então, local onde os livros são conservados e protegidos, restritos para consulta e estudos.

Sinto lhes informar mas não é o caso de nossa biblioteca. Ela por sinal, de modo desprotegido e incerto, é lançada em todas as praças de perifas e de coretos, calçadas, terreiros e todas as esquinas na qual cabe um pano colorido estendido e cheio de livretos marcados pela jornada nômade junto a nós nessa vida itinerante.  Nela, nunca se sabe onde e com quem o livro estarrá, passando de mão em mão, corre solto de canto a canto. Frequentar essa biblioteca é a arte do risco.

Biblioteca-004

Muitas obras estão sendo produzidas todos os dias Brasil a dentro. De forma independente, artesanal, alternativa. Mobilizando muitas forças e resistindo, elas dialogam e fazem MUITO sentido a quem lê. Nós acreditamos que livro bom é livro livre e deve chegar a todas as mãos que o querem.

Como fazemos

Debates, saraus, encontros, exposição e disponibilização de livros.

A Biblioteca Independente está sempre a disposição em todos os processos nos quais participamos. Ela é visitada a fundo por muitas gente e quando acontece a paixão entre a pessoa e as palavras, a obra fica com a pessoa e é escrito para x artista, dizendo onde o livro foi “plantado”.

Biblioteca-006

Biblioteca-009 Biblioteca-010