Banco de sementes crioulas

O que é

Banco de sementes tradicionais itinerante para trocas e multiplicação entre grupos campesinos, agricultores e comunidades. Armazenamento, troca de sementes e histórias relacionadas a elas e seu guardião.

TESTE-SEMENTES

Por que?

Toda semente contém uma floresta

Soberania alimentar o direito de todos os povos decidir sobre sua cultura alimentar e sobre as políticas que possibilitam e garantem estes direitos. Isto é, decidir sobre a utilização de suas próprias sementes, garantia dos métodos naturais e saudáveis, de adubação limpa, o acesso aos meios de produção,  a policultura, à comercializar, as seguranças relacionadas ao seu trabalho e assim o direito universal à preservação de rios, terra, sementes e biodiversidade.

A semente crioulas ou tradicionais (não transgênica) mantém viva tradições de milhares de povos. Ela é o elo ancestral de todo ciclo alimentar que possibilita nossa nutrição.  Ela conta com a participação de gerações e gerações de seres, que a partir de suas histórias, peculiaridades e necessidades, as selecionaram, multiplicaram e compartilharam, alimentando a cultura fundamental que nos une a vida.

Para quem quiser saber mais, indicamos a página Teia Orgânica.

Sementes_01

Como fazemos

Banco e trocas de sementes, reconhecimento dos guardiões , acompanhamento das trocas e ciclos.

Sementes_02

O Banco de Sementes Crioulas é formado pela união de punhos erguidos e punhados de sementes de mais de 200 grupos e guardiões. Elas são trocadas em cada comunidade. Na Troca de Sementes cada família escolhe qual semente precisa e simbolicamente deixa outra variedade, alimentando este banco que está sempre abundante! As pessoas que escolhem acolher as sementes do banco, se tornam Guardiões e Guardiãs e assim, mantém protegida e acesa está história, se comprometendo com a multiplicação e o compartilhamento desta espécies.

Sementes_03 Sementes_04