Coletivo participará do 3º LABORATÓRIO IBERO-AMERICANO DE INOVAÇÃO CIDADÃ

 

projetocomadreetinerancias

Em Cartagena das Indías, Colômbia, acontecerá o Laboratório de Inovação Cidadã.

É com muita alegria que contamos que o Etinerâncias, com o projeto “Co.Madre: Saberes em Rede, Memória e Cultura Viva” foi selecionado pela Secretaria Geral Ibero-Americana como um dos onze projetos a serem desenvolvidos no Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã, que se realizará do dia 09 ao dia 23 de outubro em Cartagena de Índias, Colômbia.

Este é um Laboratório promovido pelo Ministério da Cultura da Colômbia por meio da Direção de Populações e conta com a colaboração do MediaLab Prado de Madri e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e outros apoiadores. Como um evento cidadão dentro da XXV Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, com o lema “Juventude, empreendedorismo e educação”.

SOBRE O CO.MADRE

O nome do projeto foi inspirado no termo cultural usado na Latinoamérica. Comadre designa a existência de um forte vínculo de responsabilidade e amizade, não necessariamente sanguíneo, para co-proteção de seus integrantes. Utilizaremos o método que estamos desenvolvendo em suas atuações pelo Brasil.

PROPOSTA

Co.Madres será uma plataforma audiovisual onde serão reunirão saberes tradicionais e experiências de mulheres afrodescendentes em Colômbia através de vídeos resultantes de uma experiência imersiva e momentos compartilhados com este coletivo, nos que sejam as próprias mulheres narrem a suas experiências, sentimentos, conhecimentos e desejos, sobre as questões que consideram mais importantes. É uma reinvindicação desse conhecimento através de um arquivo audiovisual alimentado de saberes tradicionais e histórias para fortalecer a rede de cultura viva, tanto no nível individual como no nível de governos e instituições.Para este fim, o projeto Co.Madre reafirma a mulher como protagonista de uma história de vida e de luta que precisa ser recontada. E assim, pretende reforçar, reconhecer, valorizar as mulheres, falando de memória, o envolvimento da comunidade, ancestralidade, historicidade e cultura através de tecnologias sociais, ancestrais e tecnológicas. E também incentivar a redução das formas de opressão, discriminação e preconceito para promover a acessibilidade e a participação feminina.O nome do projeto foi inspirado no termo cultural usado na Latinoamérica. Comadre designa a existência de um forte vínculo de responsabilidade e amizade, não necessariamente sanguíneo, para co-proteção de seus integrantes. Utilizaremos o método que o Etinerâncias vem desenvolvendo em suas atuações pelo Brasil. E consiste em acolher, discutir e identificar junto com as comunidades suas problemáticas e idealizações coletivas, criar e realizar junto um projeto. O método constitui-se em ciclos que estão adaptadas ao contexto do LabiCCo e a essa proposta.

OBJETIVO

O objetivo do projeto é trabalhar os Saberes Tradicionais junto às Mulheres de Movimentos Sociais e Comunidades Tradicionais de Cartagena e assim:

1) Realizar um processo comunitário horizontal;
2) Co-registrar através da documentação audiovisual ética, mestras da cultura tradicional;
3) Criar uma plataforma online ibero-americana para organização, difusão e circulação de conteúdos audiovisual de mulheres e saberes tradicionais.

 

Para realizar o projeto, o Etinerâncias contará com a participação de 10 COLABORADORA(e)S, que podem ser inscrever para participar de edital, com preferência de vagas para as MANAS:

Queremos trabalhar junta(o)s! Bora?!
Compartilhem por amor e marquem os amigxs que podem se interessar! De toda Ibero e Latinoamérica!

 

Conheça mais sobre o #labicco:

http://www.ciudadania20.org/

Seleção para colaboradoras:

http://www.ciudadania20.org/pt-pt/colaboradoreslabicco/

Deixe seu comentário :)

Leave a Reply

Your email address will not be published.